Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sardinha Pequenina

A Sardinha Pequenina tem como propósito contar histórias aliando o poder da palavra escrita à qualidade e originalidade dos produtos e serviços.

12
Mar24

Qual é a melhor hora para escrever?

Ao longo de vários anos, a ciência tem tentado descobrir a relação entre o ritmo circadiano, a criatividade e a produtividade, tendo já concluído que o cérebro está mais ativo, focado e alerta durante o período da manhã. Sabe-se que o ritmo circadiano é fundamental para determinar a preferência quanto ao momento ideal para realizar determinadas atividades.

No entanto, e apesar dos estudos científicos já realizados, não há consenso sobre a melhor hora para escrever. Enquanto algumas pessoas se sentem mais concentradas e produtivas nas primeiras horas do dia, outras preferem escrever à noite, relatando maior fluidez de ideias. Escrever à noite pode também servir para processar as experiências vividas, procurando assim encerrar o dia de forma mais relaxada.

Desta forma, encontrar o próprio ritmo circadiano pode ajudar a definir a melhor hora para produzir conteúdos de forma mais eficaz. No entanto, é importante notar que a criatividade e a produtividade são processos complexos, influenciados por uma variedade de fatores além do ritmo circadiano, como o ambiente, a disponibilidade, o estado emocional e a experiência pessoal. Portanto, embora o ritmo circadiano possa desempenhar um importante papel na determinação do pico de criatividade e produtividade para algumas pessoas, não é o único determinante e pode variar de indivíduo para indivíduo.

Um dos fatores mais importantes a considerar é o ambiente. Algumas pessoas gostam de escrever em ambientes calmos e silenciosos. Outras preferem escrever em ambientes mais estimulantes, como cafés ou outros locais públicos. Fatores como o som, a iluminação, o conforto, a organização do espaço e a presença de distrações devem ser tidos em conta na hora de agarrar na caneta e no papel. 

Outro fator a ter em conta é a disponibilidade. Assim, se tem de cumprir vários compromissos durante o dia, será difícil escrever durante o período da manhã ou da tarde. Por isso, deverá aproveitar a noite para escrever. Para garantir que escreve de forma regular, poderá ser necessário organizar a sua rotina para encontrar períodos livres, fazendo pequenos ajustes na sua agenda ou até eliminando atividades menos importantes. Garanta que tem tempo e energia para se dedicar à escrita.

Também o estado emocional e a experiência pessoal têm um impacto significativo na escrita. Emoções intensas, como felicidade, tristeza, raiva ou amor, podem servir como fonte de inspiração para a escrita. Por outro lado, as emoções intensas podem também dificultar a concentração e facilmente desmotivar o escritor.  

Pessoas diferentes trabalham de forma eficaz em diferentes horas do dia. Por isso, e para descobrir a hora certa para escrever, tem de experimentar fazê-lo durante períodos diferentes do dia, em diferentes ambientes e experienciando diferentes estados emocionais. Neste processo, é fundamental reconhecer que nem sempre será possível escrever no mesmo horário e nas mesmas condições. Vamos escrever?

 

SP. Fotografia para blogwebsite.png

2 comentários

Comentar post