Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sardinha Pequenina

A Sardinha Pequenina tem como propósito contar histórias aliando o poder da palavra escrita à qualidade e originalidade dos produtos e serviços.

26
Mar24

Criar e manter um blog: porquê?

Os blogs são plataformas através das quais é possível publicar conteúdos na internet. Ao contrário dos websites tradicionais, cuja informação permanece inalterada por longo período, nos blogs são publicados conteúdos relevantes para determinado público de forma regular. As publicações são normalmente organizadas cronologicamente, sendo as mais recentes colocadas no topo.
Atualmente, os conteúdos publicados em blogs são diversos e podem ser utilizados para fins pessoais, profissionais e/ou educacionais, recorrendo para tal a textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos ou outros formatos. Moda, culinária, política e humor são alguns dos temas mais abordados nos blogs.
Após o lançamento oficial do primeiro blog, por Jorn Barger, os blogs eram inicialmente utilizados para partilhar informações pessoais, motivo pelo qual eram frequentemente considerados "diários digitais". Apesar de não terem perdido essa função, os blogs têm ganho destaque nos últimos anos como importantes ferramentas de marketing. Assim, são vários os motivos que mantêm os blogs vivos, entre os quais:


1 - Criação de conteúdo: através dos blogs podem ser partilhadas experiências pessoais, reflexões, histórias, emoções e pensamentos. É também possível partilhar dicas, informações úteis, ideias e opiniões que possam ser úteis para o público-alvo. Na verdade, muitos blogs fornecem conteúdo valioso, altamente especializado, atualizado e quase sempre gratuito sobre uma enorme variedade de tópicos. Os conteúdos publicados são frequentemente categorizados para facilitar a pesquisa, permitindo assim ao leitor encontrar rapidamente a informação que procura.


2 - Autoridade: os blogs permitem aumentar a autoridade dos autores/marcas em determinados assuntos, aumentando a relação de confiança entre o autor/marca e os leitores/clientes. Para que tal aconteça, deve ser partilhado conteúdo útil e informativo de forma regular, capaz de refletir a personalidade e a voz única do autor/marca.


3 - Interação: os blogs permitem aos leitores comentar as publicações, partilhá-las e interagir diretamente com o autor/marca. Desta forma, é possível criar uma comunidade em torno dos blogs.


4 - Marketing de conteúdo: os blogs são utilizados para criar e partilhar conteúdos relevantes e valiosos para o público-alvo, melhorando assim o posicionamento dos autores/marcas nos resultados de pesquisa, aumentando a sua visibilidade e atraindo potenciais leitores/clientes.


5 - Baixo custo: em comparação com outras estratégias frequentemente utilizadas no marketing, a criação e a manutenção de blogs apresenta-se como uma opção com baixo custo associado. Existem inúmeras plataformas de blogs gratuitas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa ou marca.


Partilhe connosco a sua opinião: conhece mais alguma vantagem associada à criação e manutenção de um blog? Se tem um blog, indique o link nos comentários. Queremos visitá-lo!

 

SP. Fotografia para blogwebsite.png

6 comentários

Comentar post