Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sardinha Pequenina

Gostamos de palavras. Gostamos de escrever. Gostamos de histórias. Conheça os nossos eventos, serviços e loja.

07
Mai24

Escrita criativa para crianças: porquê?

Perguntam-me de forma regular se é possível realizar exercícios de escrita criativa com crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo. Por ser uma atividade muito estimulante e enriquecedora, a escrita criativa pode e deve ser apresentada às crianças pois, num ambiente divertido e acolhedor, a sua prática potencia o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos petizes. Através de instruções simples, as crianças podem brincar com as palavras, frases e histórias, em sala de aula ou em família, usufruindo dos benefícios da escrita criativa. 

São vários os proveitos da escrita criativa para as crianças, entre os quais: 

1 - Desenvolvimento da linguagem e da expressão emocional: através da escrita criativa, as crianças acedem a uma enorme variedade de palavras e expressões, permitindo-lhes assim aumentar o seu vocabulário. Tal também permite às crianças partilharem os seus pensamentos, sentimentos e experiências de forma mais clara, coerente e criativa. 

2 - Promoção da autoconfiança e da autoconsciência: ao conseguir transmitir as suas ideias, as crianças ganham consciência da sua identidade única e da sua capacidade de desenvolverem a sua própria voz, tornando-as mais capazes de partilharem as suas opiniões e perspetivas. Também através da escrita criativa, as crianças podem refletir sobre quem são, o que valorizam e o que aspiram ser, encontrando motivação para a aprendizagem. 

3 - Estímulo da imaginação e da criatividade: ao inventar novas personagens, lugares e eventos, as crianças são incentivadas a imaginar, a criar e a questionar. Abordar diferentes temas e explorar ideias inesperadas incentiva o entusiasmo e a curiosidade das crianças pois encoraja-as a fazer perguntas, a pesquisar e a aprender mais sobre vários temas.

4 - Promoção da leitura e da escrita: a prática da escrita criativa promove a leitura, a compreensão textual e a interpretação. Para além disso, as crianças aprendem a organizar as suas ideias em frases e textos coerentesAprendem também a contar histórias, uma competência essencial na comunicação escrita e verbal, bem como a procurar informação e conhecimento. 

5 - Aumento da concentração e da atenção: quando as crianças estão a realizar exercícios de escrita criativa, têm de escolher palavras, criar personagens ou desenvolver histórias que devem ser coerentes. Para tal, as crianças tendem a concentrar-se na tarefa por um período, ignorando distrações e trabalhando hábitos de concentração e atenção.

6 - Promoção da empatia, do pensamento crítico e da flexibilidade mental: as crianças são desafiadas a entender e explorar diferentes pontos de vista através das personagens e histórias. Tal exercício promove o desenvolvimento da empatia, pois as crianças têm de ser capazes de mudar de perspetiva e imaginar cenários diferentes. As crianças são desafiadas a colocarem-se no lugar das suas personagens e a considerar as suas emoções e experiências. Desta forma, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a flexibilidade mental são promovidos.

 

Para além de jogos simples de palavras - como as rimas, adivinhas e trocadilhos - que são muito utilizados, existem inúmeros exercícios divertidos de escrita criativa que podem ser realizados com crianças. Seguem alguns exemplos simples:

O brinquedo: as crianças escolhem alguns brinquedos e, de seguida, contam uma história sobre eles.

A história é de todos: uma das crianças começa a contar uma história e depois, uma por uma, as outras crianças acrescentam novas partes à narrativa.

O lobo mau foi caçado: depois de ouvirem uma história tradicional infantil, as crianças recontam a história considerando novas personagens, espaços ou um inesperado final (exemplos: os três porquinhos caçam o lobo, o príncipe esquece o cavalo e viaja de mota, a história passa-se no ano 2024).

As palavras: são sugeridas várias palavras que não têm qualquer relação entre si e, de seguida, as crianças contam/escrevem uma história com as palavras referidas. 

A fotografia: as crianças escolhem uma fotografia ou desenho de uma revista ou livro e descrevem o que observam, oralmente ou através da escrita.

 

Para crianças, adultos ou idosos, a escrita criativa é uma fonte inesgotável de benefícios.

Ponha-a em prática!

 

SP. FB e Instagram (1).png